Sistemas de Informação


Concepção e Finalidades do Curso

Nome do Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação
Autorização: Portaria MEC/SESu nº 109 de 08.02.08 (DOU de 11/02/08)
Coordenador do Curso: Prof. MSc. Liluyoud Cury de Lacerda
Duração do Curso: 4 anos (8 semestres)


O curso tem duração de 8 (oito) semestres, ou seja, 4 (quatro anos), e visa proporcionar sólida formação para a utilização eficiente das tecnologias existentes para o processamento eletrônico de dados, com vistas a atender necessidades da sociedade para a análise, o desenvolvimento e a implantação de sistemas de informação nas organizações, abrangendo todas as etapas previstas no ciclo de vida de um sistema.

O currículo do curso foi reformulado uma vez ao longo de sua existência entrando em vigor no primeiro semestre de 2011, afim de acompanhar as constantes transformações nos processos e métodos pelas quais passam as diversas áreas envolvidas pela tecnologia digital.

Linha Metodológicas

Muito embora os cursos de graduação tenham como função precípua a formação profissionalizante, o curso de Sistemas de Informação da FATEC-RO se caracteriza como curso de nível superior que tem como compromisso, a construção do conhecimento e não apenas a transmissão.

A metodologia de ensino é centrada no acadêmico como sujeito da aprendizagem e apoiada no professor como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O professor, em sua atuação, procura motivar o trabalho extraclasse como forma de o acadêmico aprender a resolver problemas, ser autodidata e tornar-se independente e criativo.

No processo de ensino-aprendizagem, o professor busca mostrar as aplicações dos conteúdos teóricos, sendo um mediador, estimulando a competição, a comunicação, provocando a realização de trabalho em equipe, motivando os acadêmicos para os estudos e orientando o raciocínio e a capacidade de desenvolver mecanismos de comunicação e de negociação.

Nesse sentido, a metodologia de ensino disseminada na FATEC, requer do professor que evite a utilização de procedimentos metodológicos que fazem da ação educativa uma mera rotina pedagógica, isto é, o método de ensino não pode ser considerado como um simples instrumento de estruturação pedagógica. Na realidade, o método de ensino deve proporcionar ao educando, sujeito cognoscente, uma forma significativa de construção e de assimilação crítica do conhecimento.

Assim, além dos recursos didáticos para aulas teóricas e práticas, estudos dirigidos e independentes, seminários, entre outros procedimentos comumente utilizados no meio universitário, a coordenação pedagógica juntamente com o colegiado do curso, buscam incluir procedimentos metodológicos que assegurem a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade regional e nacional, incluindo novas alternativas e tecnologias (recursos como as redes sociais, multimídia, Internet, visitas técnicas etc.).

Entretanto, a aplicação de recursos tecnológicos não pode se configurar como um fim em si, mas como um instrumento facilitador do processo de construção e assimilação do conhecimento, um mecanismo capaz de desenvolver no acadêmico a cultura investigativa, metodológica e uma postura criativa que lhe permite avançar frente ao desconhecido.

Adota-se, também, como parte integrante da metodologia de ensino, a elaboração orientada e a apresentação de trabalho de conclusão de curso, o que se caracteriza como incentivo à iniciação científica.

Para promover uma formação mais atualizada e voltada para as peculiaridades regionais, estimula-se a construção crítica do conhecimento em áreas nitidamente voltadas para o desenvolvimento do potencial vocacional. Nesse contexto, e de acordo com as diretrizes curriculares de cursos da área de computação e informática, o curso Sistemas de Informação da FATEC-RO busca garantir aos seus discentes, a aquisição de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção no mercado de trabalho em áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação e áreas afins.

O projeto pedagógico do curso busca o emprego de metodologias de ensino e aprendizagem que promovam a explicitação das relações entre os conteúdos abordados e as competências previstas para o egresso do curso, desenvolvendo assim uma visão sistêmica para resolução de problemas.

Quanto à forma e o meio de aplicar as práticas metodológicas aqui expostas, serão realizados encontros pedagógicos semestrais para discussão e integração dos componentes curriculares, traçando-se metodologias com a equipe pedagógica da instituição e corpo docente do curso para um melhor desempenho do educando, abrangendo as diversas áreas do conhecimento. Serão realizados também ações de integração, envolvendo professores e acadêmicos, num processo contínuo de interdisciplinaridade entre os conteúdos programáticos das diversas disciplinas que compõem o currículo pleno do curso.

Perfil do Egresso

O profissional formado em Bacharelado de Sistemas de Informação é considerado um Analista de Sistemas e pode atuar como um. A área de atuação do profissional engloba empresas públicas e privadas, fabricantes de softwares aplicativos, usuários de sistemas de informação, treinamento, consultoria e assessoria na área de sistemas de informação.

Esse profissional deve estar habilitado para utilização eficiente das tecnologias de processamento eletrônico de dados, visando à resolução de problemas que impliquem construção ou uso de sistemas de informação. O profissional deverá ter também, através de formação humanística e na área de ciências sociais aplicadas, capacidade de compreensão da sociedade e organizações.

No processo de ensino-aprendizagem, incentiva-se a utilização da criatividade e do raciocínio lógico como ponto de partida para a criação dos futuros profissionais, atendendo à exigência do mercado globalizado atual. Pretende-se formar profissionais dinâmicos, aptos a analisar os mais variados contextos empresariais, repensar soluções, prospectar cenários, tomar decisões e utilizar as mais modernas ferramentas de tecnologia disponíveis no mercado.

Estrutura Curricular


Carga horária total curricular de 3.340 horas, divididos em:
Disciplinas regulares: 3.020h (580h a distância)
Estágio supervisionado: 160h
Atividades complementares: 160h


1º Período

Disciplina Carga Horária
Português I 60hrs
Matemática 60hrs
Introdução a Informática 60hrs
Desenho de Páginas Web 60hrs
Algoritmo 60hrs
Lógica 60hrs
Projeto Integrador I 40hrs


2º Período

Disciplina Carga Horária
Português II 60hrs
Metodologia Científica 60hrs
Desenho Gráfico e Multimídia 60hrs
Arquitetura de Computadores 60hrs
Programação Orientada a Objetos 60hrs
Estrutura de Dados 60hrs
Projeto Integrador II 40hrs


3º Período

Disciplina Carga Horária
Sociologia 60hrs
Psicologia 60hrs
Programação Web 60hrs
Banco de Dados 60hrs
Análise e Projeto de Sistemas 60hrs
Sistemas Operacionais 60hrs
Projeto Integrador III 40hrs


4º Período

Disciplina Carga Horária
Relações Étnicas e Raciais 60hrs
Gestão Ambiental 60hrs
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo 60hrs
Programação para Dispositivos Móveis 60hrs
Engenharia de Software 60hrs
Redes e Protocolos 60hrs
Sistemas Comerciais 60hrs
Projeto Integrador IV 40hrs


5º Período

Disciplina Carga Horária
Optativa I 60hrs
Empreendedorismo 60hrs
Tópicos Avançados em Sistemas para Internet 60hrs
Governança de Tecnologias de Informação 60hrs
Gerência de Projetos de Sistemas 60hrs
Serviços para Internet 60hrs
Projeto Integrador V 40hrs


6º Período

Disciplina Carga Horária
Optativa II 60hrs
Auditoria e Segurança de Sistemas 60hrs
Matemática Financeira 60hrs
Estatística 60hrs
Padrões de Projeto 60hrs
Teoria Geral da Administração 60hrs


7º Período

Disciplina Carga Horária
Optativas III 60hrs
Optativas IV 60hrs
Inteligência Artificial 60hrs
Pesquisa Operacional 60hrs
Organização de Sistemas e Métodos 60hrs
Planejamento Estratégico 60hrs


8º Período

Disciplina Carga Horária
Optativas V 60hrs
Optativas VI 60hrs
Trabalho de Conclusão de Curso 60hrs
Tópicos Avançados em TI 60hrs
Sistemas de Informação Gerencial 60hrs
Estágio Supervisionado 160hrs
Atividades Complementares 160hrs


Optativas

Disciplina Regime
Libras Semipresencial
Ética Geral e Profissional Semipresencial
Filosofia Semipresencial
Contabilidade Geral Presencial
Instituição do Direito Público e Privado Presencial
Introdução ao Direito Presencial
Economia Presencial
Administração Mercadológica I Presencial
Administração Mercadológica II Presencial
Contabilidade e Análise de Custos Presencial
Administração Financeira e Orçamento Empresarial Presencial
Administração da Produção Presencial
Administração Pública Presencial
Gestão de Recursos Humanos Presencial
Gestão do Agronegócio Presencial
Comércio Exterior e Negócios Internacionais Presencial

Corpo Docente

Relação de Professores do Curso de SIS/TSI 2016.2
Nome Titulação Regime de Trabalho
Askar Suleiman Jaghoub Especialista Parcial
Daniel Benvindo De Carvalho Especialista Parcial
Eliana Rovay D ́ Pires Especialista Parcial
José Márcio Benite Ramos Mestre Parcial
Liluyoud Cury De Lacerda Mestre Integral
Luis Fernando Bueno Mestre Horista
Mikaell Barbosa de Araujo Especialista Horista
Sara Luize Oliveira Duarte Mestre Parcial