Alunos de informática competiram em maratona de programação


2012-06-26

Oito equipes disputaram vaga na fase nacional que será em Londrina.

Aconteceu neste sábado (15) a primeira fase regional da Maratona de Programação; o evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em Porto Velho que tem como objetivo classificar o time representante para disputa nacional que será realizada nos dia oito e nove de novembro deste ano em Londrina, PR. Participam da competição oito times de instituições universitárias da capital e do interior de Rondônia.

De acordo com Renata Luz, coordenadora geral da maratona, a meta é estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, e busca novas soluções de software, além de desenvolver a habilidade de resolver problemas sob pressão. "As equipes recebem 12 questões que precisam ser resolvidas em até cinco horas. Para cada questão resolvida, as equipes recebem um balão que serve ainda para pressionar a equipe adversária", explica Renata. Os únicos recursos de ajuda que podem ser utilizados são o computador e livros.

Esta é a 17ª edição da maratona. As equipes são formadas por quatro alunos, sendo um reserva, e um técnico. As questões são repassadas pelos juízes pela rede de informática. "A única comunicação entre competidores acontece apenas pelos computadores", lembra a coordenadora.

A equipe vencedora foi a equipe da Unir e irá disputar a fase nacional em Londrina de onde saem cinco equipes que competirão na fase internacional da maratona, a ser disputada em março de 2013, na Califórnia, EUA.

A equipe da Fatec ficou em segundo lugar na competição, sendo a primeira entre as faculdades particulares. “No ano passado ficamos em 5º e este ano em 2º lugar, isso mostra que o curso de Sistemas de Informação da Fatec vem se destacando a cada ano”, disse o coordenador do curso da Fatec Liluyoud Lacerda. (informações do G1 e assessoria)