17 ações diárias que ajudam você a se tornar mais esperto


13/01/2017

Você sabia que podemos treinar nossa própria mente? Conseguimos estimular nossa inteligência com pequenas ações diárias que, depois de um tempo, tornam-se bons hábitos em nossa vida. Nosso cérebro só precisa de um impulso.

A seguir, veja como treiná-lo e se torne mais inteligente a cada dia:

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO

Esqueça celular, computador ou televisão. Na hora de dormir, procure desligar tudo. Só no escuro conseguimos relaxar totalmente. Além disso, procure dormir de 6 a 8 horas por noite. Se você tem hábitos ruins de sono, saiba que com poucas semanas de esforço, você consegue regularizá-lo.

BEBA ÁGUA ASSIM QUE ACORDAR

Beber água aumenta sua capacidade de completar tarefas mentais. Como você dorme por horas, seu corpo não obtém o volume necessário do líquido para filtração de resíduos e balanço de fluidos. Para compensá-los, basta tomar dois copos de água assim que acordar.

LEIA DURANTE O CAFÉ DA MANHÃ

Uma notícia. Um resumo de um livro. Uma curiosidade. Leia o que der vontade durante seu café da manhã e comece a estimular seu cérebro logo cedo. Procure ler coisas que te inspiram para começar bem o dia.

SAIBA APROVEITAR O SEU TRAJETO

Baixe podcasts ou vídeos no seu celular e vá ouvindo enquanto está indo estudar ou trabalhar. Aproveite aquele tempo que você fica no trânsito para ouvir palavras motivadoras ou apenas algo para se distrair – e aprender ao mesmo tempo.

NÃO EXAGERE NO AÇÚCAR

Tente cortar o máximo possível de açúcar do seu dia e tenha refeições mais saudáveis. Evite comer doces no momento que você mais deve se concentrar. Eles não são bons para manter nosso cérebro funcionando, por mais que deem uma sensação de alívio.

NÃO PASSE O DIA INTEIRO EM REDES SOCIAIS

Redes sociais nos dão informações curtas e rápidas. Se passarmos o dia inteiro lendo apenas isso, nosso cérebro vai perder seu poder de foco. Procure dedicar parte do seu dia para ler o que te interessa, em um site ou revista, por exemplo. Pratique a leitura de textos longos.

TROQUE A TV POR LIVROS

Ler livros é um ótimo exercício para estimular o cérebro. Na hora de dormir, ao invés de ligar a TV, que tal ler um novo? Além de exercitar sua mente e te ensinar coisas novas, é uma ótima atividade para relaxar.

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Nosso corpo e nossa mente são conectados. Exercícios físicos ajudam nosso cérebro a funcionar melhor, além de nos proporcionar uma sensação de relaxamento. E não estamos falando apenas de academia. Ande todos os dias, ao invés de pegar um ônibus para um caminho curto. Alongue-se, ao invés de ficar sentado. Use as escadas, ao invés do elevador. Mantenha seu corpo funcionando.

FALE COM PESSOAS QUE DISCORDAM DE VOCÊ

Entre em discussões saudáveis com amigos e familiares que discordam de você em algum assunto e treine seu poder de persuasão e argumentação. Aprenda também a reconhecer quando você está errado.

ESCREVA

Carregue um caderno com você e escreva ideias que podem surgir ao longo do dia ou até mesmo sentimentos que você não pode colocar para fora naquele momento. Escrever é a melhor maneira de guardar algum assunto na mente e ou de tirá-lo dela.

PLANEJE O DIA SEGUINTE ANTES DE DORMIR

Planejar é o maior segredo da produtividade. Pense, antes de dormir, nas suas tarefas do dia seguinte e se organize por prioridades. Claro, não fique preocupado com o que vai acontecer, pois pode interferir no seu sono. Apenas planeje para aproveitar melhor o dia.

Fonte: Universia Brasil